Sensação de ouvido tapado: excesso de cera de ouvido, disfunção da tuba auditiva e outras causas

Sensação de ouvido tapado: excesso de cera de ouvido, disfunção da tuba auditiva e outras causas

ouvido

Ouvido: Temos recebido recentemente em nosso consultório muitos pacientes com queixa de ouvido tapado, uma sensação como se estivessem descendo a serra sem engolir. É uma sensação bastante desconfortável, muitas vezes dolorosa, que irrita muito o paciente. Chamamos isso de plenitude aural e pode ter diferentes causas.

A causa mais comum é excesso de cera nos ouvidos. Os ouvidos produzem regularmente cera de ouvido, tecnicamente chamada de cerume. O cerume tem propriedades importantes na proteção dos ouvidos contra infecções. Sua presença evita o crescimento de bactérias e de fungos nos condutos auditivos. O problema é que, em alguns pacientes, a produção de cerume pode ser excessiva e ocasionar uma oclusão do conduto auditivo. Isso normalmente ocorre por motivos genéticos, mais comum em pessoal com pele mais oleosa, mas também pode ocorrer em pessoas que usam incorretamente cotonete.

O uso do cotonete não é necessário na maioria das pessoas. O ouvido tem um sistema de limpeza baseado na descamação do conduto auditivo. A pele do conduto auditivo migra continuamente para fora trazendo consigo o cerume. Se preferir, você pode usar o cotonete, mas com cuidado. Deve-se evitar de introduzir a haste no fundo do conduto auditivo, pois assim ela pode empurrar o cerume que está ali para perto do tímpano e prejudicar a audição. Se isso ocorrer, não tem remédio, tem que ir no otorrino para remover o cerume. O uso de remédios para derreter cerume só facilita a remoção pelo médico. Se você usou uma medicação dessa e teve melhora espontânea, é muito provável que logo o problema vai voltar. Não há remédio seguro ou sem efeitos colaterais importantes que diminua a produção de cerume.

Outra causa comum da sensação de ouvido tapado é a má ventilação do ouvido, tecnicamente chamada de disfunção da tuba auditiva. Normalmente o ouvido tem um sistema de ventilação. Esse sistema serve para manter a pressão de ar dentro do ouvido igual a pressão de fora do ouvido. Assim, quando descemos uma serra, sentimos a sensação de ouvido tapado pois a pressão de fora do ouvido ficou maior do que a pressão de dentro. Neste momento, ativamos o sistema de ventilação do ouvido e equalizamos a pressão. Esse sistema funciona através da abertura da tuba auditiva, que e uma comunicação que temos entre o fundo do nariz e o ouvido. Essa comunicação fica sempre fechada, e se abre rapidamente quando engolimos ou bocejamos.  Quadros nasais como rinites, sinusites ou resfriados podem causar um mal funcionamento da tuba auditiva e prejudicar esse sistema.

Em alguns casos, a disfunção da tuba auditiva pode ocorrer sem nenhum quadro nasal aparente, sem que o paciente sinta o nariz ruim. Quadros de rinofaringites leves podem passar desapercebidas pelo paciente.

A disfunção da tuba auditiva muitas vezes melhora sozinha, e algumas vezes necessita de tratamento médico para não piorar e virar uma otite média serosa (otite com líquido dentro do ouvido). Em alguns casos, mesmo com tratamento com medicação, a melhora pode demorar semanas.

Otites externas também podem causar a sensação de ouvido tapado. Nesses casos, ocorre uma infecção do conduto auditivo e este fica edemaciado, inchado e se fecha. Essas otites são mais comuns quando o paciente tem contato com mar ou piscina ou quando manipula muito os condutos auditivos (coceira, uso de EPIs). Geralmente o quadro clínico das otites externas difere um pouco dos demais porque há dor mais intensa, principalmente em se manipular a orelha. O tratamento é clínico com bons resultados.

Uma outra causa menos comum de plenitude aural é a disfunção da articulação temporomandibular. Algumas vezes, problemas tensionais ou dentários podem levar à sobrecarga desta articulação e cursar com sintomas muito diversos: dor de ouvido, zumbido, dor de cabeça, surdez e sensação de ouvido tapado. O tratamento depende da causa da disfunção.

Há de se ter cuidado quando essa sensação é intensa pois pode ser sinal de uma surdez súbita. A surdez súbita ocorre por diversas causas: infecção viral do ouvido, pressão alta da endolinfa dentro da cóclea (síndrome de Meniérè), doenças autoimunes, traumas e outras causas. De uma forma geral, existe a necessidade de tratamento rápido para a maioria dessas causas. Nestes casos, quanto mais rápido começamos o tratamento, melhor será o seu resultado.

Como você pôde ver, a sensação de ouvido tapado pode vir de algo mais simples ou mais complexo. Se você apresentar esse sintoma, procure um médico otorrino.

Em caso de dúvida, consulte um especialista.

“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”

Dr. Henrique Gobbo

CRM – 117688 SP